sábado, 1 de fevereiro de 2014

[DIY] Estampa de camiseta

Olá, gente!

O blog vive abandonado, mas quando é pra dividir o que se aprende de bom eu apareço hehehe
Enfim, hoje foi dia de estamparia! Eu e a minha amiga Taliana Moreira (autora da ideia genial) colocamos a mão na massa, ou melhor, no ferro de passar, e fizemos as camisetas do grupo de dança e mais alguns desejos de consumo :) Como deu (quase) tudo certo e é algo bacana, que sai baratinho, vamos para o tutorial:

1) A camiseta


Quando for escolher uma camiseta para estampar, procure essa etiquetazinha aí, de "100% algodão". Tecidos que tenham outros componentes costumam "quebrar" a estampa ao ser esticado, e pode até mesmo não "pegar" o transfer.

2) O papel

Aqui foi o nosso maior aprendizado. Compramos via internet uma embalagem fechada, com 10 folhas (como esse da foto). Depois disso, a Taliana comprou mais 2 folhas avulsas numa papelaria. Resultado: as estampas feitas com o papel avulso não deram muito certo, ficaram grossas e em outra cor (era pra ser preto e saiu rosa). Então, dê preferência para embalagens lacradas e certifique-se de guardar bem para não danificar o material e prejudicar a sua estampa, ou ela pode sair assim:



3) A impressão
Primeiro ponto: a impressora precisa ser jato de tinta. Atente pra isso! Confira também se ela está com os cartuchos com tinta suficiente para uma boa impressão. Segundo ponto: qualidade da imagem. Ela precisa ter uma boa resolução para que a impressão no tamanho da folha A4 fique perfeitinha. Depois que tiver a imagem pronta (a nossa foi nós que fizemos no Corel e as outras roubamos da intenet mesmo), você precisa invertê-la antes da impressão, que será feita no lado branco do papel. E no fim, vai sair assim:



4) Recorte 
Se a sua estampa for como a nossa, que não ocupa a folha toda, você vai precisar recortar para tirar o excesso (tudo o que está na folha vai pro tecido). Recorte com cuidado, mas deixe uma pequena borda, nunca corte rente demais, pois ao passar pro tecido as bordas podem esfarelam um pouco. As nossas ficaram assim:


4) Estampando 
Agora vem a parte boa, estampando de verdade! No início estávamos morrendo de medo que não desse certo, ou que fizéssemos algo errado. Mas no fim foi a maior diversão, já falávamos até de abrir um negócio: Estamparia Vih & Tali hehehe 

Basta esticar a camiseta em uma mesa e deixá-la bem lisinha no local onde vai colocar a estampa (se passar o tecido espere esfriar antes de colocar o transfer). Vimos muitos tutoriais em que não era colocado tecido por baixo da camiseta, mas pra nós só deu certo quando colocávamos uma outra camiseta - também clara - "dentro" da camiseta a ser estampada. Tentamos papel e pastas, mas o transfer não pegou, tem que ser tecido mesmo.


Depois disso, é colocar o transfer e passar o ferro em cima por cerca de 1 minuto ou mais. O ferro tem que estar bem quente e NÃO pode ter água de jeito nenhum - confira essas coisas antes. Tome cuidado pra passar em toda a estampa por igual também, com movimentos circulares, até perceber que ele está bem "grudado" na camiseta. Dê uma reforçada nas bordas, pra evitar o esfarelamento.

5) Está pronto! 
Espere esfriar BEM e então procure um cantinho onde possa puxar o papel quadriculado e tchanan: tá prontinho. Olha que lindo:


Colocamos o nome na manga também, pra identificar as meninas do grupo. Dá pra fazer qualquer estampa que a sua mente imaginar, tipo essa da Taliana:


Fácil, né? Nós ficamos super felizes com o resultado! Resta saber agora se elas terão boa durabilidade, mas isso conto pra vocês em outra hora, porque ainda precisamos esperar 24h antes de poder lavar e principalmente usar pra testar efetivamente. Mas ao que tudo indica, vai ser positivíssimo!

Considerações finais:
- Leia sempre e atentamente as instruções da embalagem. Lá explica tudo direitinho de como fazer e como cuidar da sua estampa depois. Alguns papéis podem ter um sistema diferente, então, não deixe de ler tudinho antes, ok?
- Existe transfer para estampa escura também, caso você prefira.
- Um obrigado bem lindo pro blog Conspirantes, que tirou várias dúvidas e tem mais umas dicas preciosas nesse post AQUI

E era isso por hoje! Se você já fez camiseta assim, ou irá fazer, compartilha a experiência com a gente!

Abraços

11 comentários:


  1. الخدمات المنزلية بمدينة الدمام 0551844053 شركة تاج لخدمات التنظيف المنزلية وخدمة تسليك المجاري شركة تسليك مجارى بالدمامومكافحة الحشرات بالدمام
    وتشمل تنظيف المنازل والفلل والشقق وتنظيف السجاد والخزانات قسم خاص لاعمال الكهرباء والسباكة ومكافحة الحشرات ومكافحة النمل
    الابيض ورش الدفان بالدمام ارخص شركة تسليك مجارى بالدمام
    شركات تسليك مجارى بالدمام
    شركة مكافحة حشرات بالدمام
    شركة تسليك مجارى بالخبر
    شركة تسليك مجارى بالاحساء


    ResponderExcluir
  2. snow peak titanium flask
    snow peak titanium flask | samsung galaxy watch 3 titanium Find quality does titanium set off metal detectors and price guarantee. Visit us for a full titanium gold range of product & supplies online.Material: raft titanium glass-leather titanium guitar chords

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...